Por que contratar uma Empresa Júnior?


Mas afinal, quais são as vantagens em contratar uma empresa júnior? No que os serviços e/ou produtos oferecidos por estas empresas se diferenciam das demais opções disponibilizadas pelo mercado?

Não se preocupe, iremos esclarecer suas dúvidas!


Em primeiro momento, é imprescindível esclarecer o que é uma empresa júnior.


Conforme a Lei n° 13.267/2016, as empresas juniores são associações civis com fins educacionais e não lucrativos administradas por alunos regularmente matriculados em cursos de graduação nas mais diversas instituições de ensino superior, cujo objetivo consiste em executar projetos e serviços a fim de promover o desenvolvimento tanto acadêmico quanto profissional.

Agora que você sabe a definição das empresas juniores, passamos para as vantagens de contratar uma empresa júnior, bem como apresentaremos os pontos diferenciais que uma EJ proporciona frente ao mercado. 

  • Apoio do Movimento Empresa Júnior

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é uma organização dividida em instâncias, as quais vão desde âmbito municipal até nacional, cujo propósito consiste em formar, a partir da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.

O MEJ funciona como uma rede, conectando Empresas Juniores de todo o país e formando líderes empreendedores.

Importante salientar que o trabalho realizado pelo MEJ é voluntário. O que os move é a sede por um Brasil mais competitivo, mais ético, mais colaborativo e mais educador.

  • Preços mais baixos em relação às empresas seniores.

Como já comentado, as empresas juniores são associações com fins educacionais, e não financeiros.

Isso significa que todo o dinheiro arrecadado por uma empresa júnior se destina primordialmente a proporcionar, aos seus membros, uma vivência empresarial completa e de excelência, formando, deste modo, profissionais habilitados a encarar os desafios que o mercado de trabalho atual exige.

Por essas razões, as empresas juniores buscam retorno financeiro de seus projetos com o único objetivo: capacitar ainda mais seus membros.

  • Estrutura de qualidade e busca constante por inovação e excelência.

Em questão de gestão operacional e estruturação de processos, uma empresa júnior possui estrutura semelhante a uma empresa sênior. 

Dessa forma, as empresas juniores são formadas por uma Diretoria Executiva, contando com colaboradores; são guiadas por uma Missão, Visão e Valores; se organizam através de diversas metodologias para construir seu Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; devem estar com seus documentos constitutivos de pessoa jurídica atualizados; organizam seu ciclo de vendas; se preocupam com a cultura e engajamento do time; procuram novas capacitações para os associados;  e trabalham, a cada dia, para evoluir estes processos.

As empresas juniores, assim, estão em constante mudança e buscam cotidianamente trazer a inovação e excelência não só para o time, mas principalmente para seus clientes.

  • Atualização sobre as demandas do mercado de trabalho

Talvez este tópico seja um destrinchamento do anterior, mas faz-se importante ressaltar.

As empresas juniores, justamente por se guiarem pela inovação e se capacitarem, estão sempre atentas ao que o mercado exige.

Assim, em seus portfólios de projetos, buscam apresentar aos clientes propostas atualizadas e que se adequem à atualidade.

  • Diversidade como ponto positivo

No Movimento Empresa Júnior, a pluralidade de ideias e contribuições dos empresários juniores é fomentada e explorada.

Assim, nas empresas juniores, todos os membros têm voz para partilhar suas ideias e soluções para os problemas, fator que incrementa, ainda mais, as inovações nos processos internos e nos projetos.

  • Mudança sistêmica.

Empresas juniores não mudam apenas a vida de seus associados, mas também na vida de seus clientes e, consequentemente, na sociedade em si.


Cada projeto executado por uma empresa júnior contribui para a realização de um sonho de seu cliente.

  • Auxílio de professores especializados

Os serviços desenvolvidos por uma empresa júnior contam com a orientação e supervisão de profissionais capacitados e habilitados, isto é, professores do curso desta Empresa Júnior.


No caso da Astreia Escritório Jr., contamos com a orientação do Professor João Irineu Resende de Miranda, professor com profunda atuação na área de Propriedade Industrial e Inovação, bem como na seara Empresarial.


Quer saber mais? Vem conversar com a gente!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *