Sabe-se que com o contexto atual da pandemia, as empresas precisaram se reinventar e reestruturar seus negócios, a fim de continuarem vigentes no mercado. O meio virtual tornou-se uma das alternativas mais viáveis para as empresas nesse período. Os chamados e-commerce, isto é, comércio eletrônico, por exemplo, explodiram no período da Covid-19 e também tornaram-se meios mais acessíveis para as pessoas que desejam empreender e não sabem como.
Mas afinal, por onde começar para estruturar um negócio online?
Bom, possuir um negócio digital demanda tempo e dedicação, mas se houver um método para alcançar o objetivo, fica cada vez mais acessível a concretização do seu negócio, alguns passos importantes a serem considerados:
- Tenha um planejamento financeiro: por mais que começar um negócio digital tenha menos custos, o planejamento financeiro é fundamental para a obtenção de sucesso. Economize e mantenha uma quantia em dinheiro para as despesas fixas
- Escolha um nicho de mercado: aqui a preocupação é quem é o seu público? Para quem você quer vender? Conheça e estude qual é a sua parcela do seu mercado consumidor.
- Escolha um produto para vender: o que você irá vender? Durante essa análise, é preciso levar em conta a viabilidade de você vender aquele produto através do meio online, além de estudar qual é a necessidade do seu nicho de mercado e oferecer o produto mais adequado para aquele público.
- Invista em Marketing: é inegável que um marketing de qualidade atrai o seu público alvo. Se o consumidor não conhece o seu produto, tampouco terá acesso pessoal a ele antes da compra (pois se trata de um comércio online), você irá vender a imagem daquele produto. E não somente do produto, mas da sua marca. Afinal, o comprador só irá adquirir um produto de uma marca confiável.
- Seja flexível: é preciso acompanhar as vicissitudes do mercado e ser flexíveis a ela, caso contrário seu negócio ficará “atrás” dos demais e, sem dúvidas, perderá consumidores. Esteja sempre atento às mudanças de mercado para analisar como a sua empresa pode acompanhá-las.
- Esteja adequado à Lei Geral de Proteção de Dados: os dados dos titulares devem ser coletados e tratados conforme à LGPD. Além de visar a proteção das informações de seus consumidores, sem dúvidas irá proteger a sua empresa, pois esta será lembrada por ter uma boa reputação e trará maior confiabilidade aos clientes. Vale lembrar que já estão sendo aplicadas as penalidades legais previstas na Lei para as empresas que não estejam em conformidade com a LGPD.
Se quiser saber mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, acesse o link: https://astreiaescritoriojr.com/2021/06/15/qual-a-importacia-da-lgpd/
O empreendedorismo é uma tarefa difícil, mas que, se feita com métodos certos, pode ser muito satisfatória.
Se tiver qualquer dúvida sobre como estruturar seu negócio online, a Astreia Escritório Jr. está pronta para te ajudar!
Maria Fiuza de Campos