Mais do que apenas seguir leis, a regularização de uma pequena empresa conta com vários benefícios que transformam o modo de gerenciar seu negócio. Sejam eles extremamente visíveis, ou minuciosidades que vão sendo percebidas ao modo que se conduz a organização.
Ter o CNPJ regularizado, consiste em uma maior segurança quando o cadastro for consultado. Além de demonstrar que sua entidade está em pleno funcionamento dentro das conformidades da lei. Possuindo o CNPJ, consegue-se a emissão de notas fiscais, e desse modo, criando um laço de confiança com fabricantes e fornecedores.
Com a legalidade em dia, haverá mais chances de conseguir empréstimos e financiamentos para aumentar seu capital e fazer seu negócio crescer. Isso porque você terá créditos disponíveis no mercado.
Outro benefício em estar dentro da lei, é a proteção do patrimônio pessoal. Considerando haver transparência no seu negócio, o patrimônio pessoal dos sócios fica protegidos. Impedindo, assim, que as dívidas da pessoa jurídica procedam sob o conjunto de seus bens.
Visto que a concorrência do mercado é alta, tendo seu negócio de maneira ilegal, é quase pedir para que haja denúncias. Por isso, quanto mais regularizado for sua empresa, menos riscos você corre. Além do mais, com as exigências legislativas vigentes, o fato de estar dentro na norma torna seu negócio confiável e por seguinte, destaque no mercado de trabalho.
Outro quesito que traz contribuições para seu negócio é o controle financeiro. Fazer com que as finanças pessoais e profissionais sejam separadas, evita haver confusões no faturamento dos negócios, e consequentemente melhora a atividade de finanças o deixando com maior clareza possível.
De modo geral, ao formalizar sua empresa, você terá benefícios que não seriam alcançados caso não fizesse. Por isso, quanto mais cedo regularizar sua organização, mais chances de fazê-la crescer em menor tempo, você terá.
Tamara Keine